terça-feira, 23 de setembro de 2008

A UEI as eleições para reitor



Posicionamento da UEI no segundo turno




Durante o primeiro turno das eleições para reitor a UEI decidiu de forma democrática apoiar o candidato Michelângelo Trigueiro, da chapa Unb Viva (72). Fizemos campanha e o ajudamos na maneira como foi possível, mas infelizmente sua chapa não alcançou o segundo turno.





Porém o compromisso da UEI não é com um candidato, mas com os estudantes da UnB. Em reunião, foi decidido, de maneira democrática, que a UEI apoiaria o candidato José Geraldo, da chapa UnB Século XXI (76). Essa decisão, como a anterior, veio das bases da própria UEI, visando única e exclusivamente o bem da UnB.





Nosso apoio a José Geraldo também representa oposição ao candidato Márcio Pimentel (73), que, como todos sabem, foi Decano de Pesquisa e Pós-graduação na gestão de Timothy Mulholand e representa, através de suas bases, o mesmo grupo que foi retirado da reitoria após a ocupação da mesma pelos estudantes em abril e maio.






Não se trata de ideologia. Trata-se de honra e respeito ao movimento estudantil como um todo. Diversos membros da UEI participaram direta e indiretamente da ocupação, sacrificando seu tempo e esforçando-se por uma causa que acreditam ser justa: a defesa da universidade, a honestidade da instituição e a justiça.





Não lutamos pela retirada de Timothy e seu grupo da reitoria para meses mais tarde, depois de igualmente árdua luta pela paridade, vermos os representantes da velha situação decadente voltar à reitoria e desfazer todos os esforços dos estudantes que deram seu suor e sangue durante a ocupação.




Somos estudantes livres e independentes, sem qualquer vínculo a partidos políticos ou qualquer tipo de organização de cunho politiqueiro dentro ou fora da universidade. Foi como estudantes independentes que ocupamos a reitoria. Foi como estudantes independentes que lutamos pela paridade. Foi como estudantes independentes que nos posicionamos na eleição em primeiro turno. E mais uma vez, é como estudantes independentes que escolhemos nossa posição nesse segundo turno, independentemente da posição oficial de nosso ex-candidato.





Nosso compromisso é com os estudantes, com a UnB e com o movimento estudantil, um compromisso que temos honrado desde nossa fundação. E agora, mais uma vez, honraremos esse compromisso com os estudantes, e com a honestidade e a democracia na universidade.





Forte abraço.





Luiz Gustavo Aversa Franco (Guga)



membro pleno da União dos Estudantes Independentes

2 comentários:

Blog de Rafael Ayan Ferreira disse...

Pessoal, uma correção necessária: o Professor Márcio Pimentel não foi Decano de Ensino de Graduação mas sim de Pesquisa e Pós-Graduação. O Decano de Ensino de Graduação era o Professor Murilo Camargo do CIC/Departamento de Ciências da Computação.

Abraços

Rafael Ayan

União dos Estudantes Independentes disse...

Prezado Rafael,

Ficamos muito grato pelo seu aviso. Como se trata de um texto assinado e não de publicação do grupo, informaremos ao autor e, assim que autorizado, faremos as devidas correções.

Atenciosamente,

União dos Estudantes Independentes.