segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Em defesa da UnB

Manifesto pela UnB

"Não existe vício que não tenha uma falsa semelhança com uma virtude e que disso não tire proveito" (Jean de La Bruyère)

Em defesa da qualidade e da excelência da Universidade de Brasília, reconhecemos publicamente a necessidade da renovação no quadro administrativo de nossa instituição.

Entendemos que o forte e robusto projeto encampado pela chapa 76 – UnB Século XXI -, representada Prof. José Geraldo de Sousa Júnior, não é somente a melhor escolha a ser feita, mas a única capaz de colocar a universidade de Brasília entre as melhores instituições de ensino e pesquisa desse país; posto que:

- Preza pela Excelência Acadêmica, acima de tudo.

- Reconhece que um administrador central não pode conhecer todos os problemas e necessidades da universidade e, por isso, implantará um programa de orçamento participativo, além de um portal de transparência para submeter seus gastos ao controle público.

- Reconhece a necessidade de fortalecer o capital humano da universidade, através da valorização de seus trabalhadores: professores e servidores técnico-administrativos.

- Compreende que os programas de inclusão têm papel de destaque na melhoria do quadro de pesquisadores e discentes que a universidade forma para a sociedade.

- A experiência administrativa do Prof. José Geraldo transcende seus trabalhos como diretor de pós-graduação da Faculdade de Direito e da assessoria jurídica da UnB, além de chefe de gabinete da reitoria. Participou, ainda, de diversos trabalhos de alto nível no governo federal e foi diretor de política pública de Ensino Superior do Ministério da Educação.

As alegações recentes da chapa 73 escondem que em sua base estão apoiadores e membros destacados do modelo anterior de gestão, que logrou, por mérito próprio, levar nossa universidade às primeiras páginas dos principais jornais do Brasil associada a corrupção, clientelismo, formação de quadrilha e ineficiência. Entendemos que eficiente para uma universidade é o investimento em ensino, pesquisa e extensão e, contra ela, corroboram os gastos em banquetes extravagantes, itens de luxos e gratificações exorbitantes e ilegais, que perpetraram aqueles que hoje se auto-proclamam os únicos e legítimos portadores dos valores acadêmicos e meritocráticos.

Já em 2006, eram públicas as denúncias sobre práticas estranhas na reitoria da UnB, inclusive notificadas oficialmente pela ADUnB — Associação dos Docentes da UnB —, como prova o ofício Nº 36 de 17 de maio de 2006, destacando a existência de “irregularidades como potenciais atos de improbidade administrativa hábeis a ensejarem a aplicação das penalidades previstas na Lei nº 8.429/92”. Por que esperar quase dois anos para responder a esse tipo de prática, se não por conivência? Se os cabeças da chapa 73 são contra o antigo modelo de gestão, por que então a mesma é constituída e apoiada pelos principais defensores e membros da antiga administração?

Outrossim, a opção da chapa 73 por uma estratégia de campanha simplista e desinformativa no segmento estudantil nos subestima e agride ao trocar uma discussão profunda de um projeto de universidade por meras histórias em quadrinhos.

A UEI, União dos Estudantes Independentes, se posiciona fundamentalmente contra o modelo de gestão anterior e convoca toda a comunidade acadêmica para, nas urnas, fazer opção por um projeto de fato comprometido com seu futuro. Nos dias 24 e 25 vote José Geraldo e João Batista — 76 — para reitor da UnB.

5 comentários:

Luiz Gustavo Aversa Franco disse...

É de suma importãncia destacar que nosso apoio ao José Geraldo demonstra o caráter independente de nosso grupo, visto que nosso candidato do 1º turno (infelizmente) está apoiando a chapa 73. A UEI não possui nenhum tipo de compromisso eleitoral. Seu dever é para com os estudantes e o movimento estudantil, e o nosso posicionamento neste 2ºturno é prova viva disso.

Paraná disse...

Mais uma vez a UEI dá prova de comprometimento com os Estudantes e com a defesa de uma universidade realmente comprometida com a ética e excelência academica.

É simplesmente lamentavel que o professor Michelangelo tenha se posicionado na contra mão desse processo.

Danniel disse...

Parabéns à UEI.

Mais uma vez, uma bela demonstração de lucidez e coerência. Sinto orgulho de participar de fazer parte dessa idéia.

Abraços

Jeronimo disse...

Seguimos firmes e fortes, demonstrando que sabemos ser ponderados e razoaveis em nossas decisões, e fazendo acontecer o projeto de uma UNB melhor, ao estar lutando mais uma vez contra esta elite velha que nos assombra!

Hasta!

Blog de Rafael Ayan Ferreira disse...

Coitado do Pimentel!

Confesso que fiquei com pena dele depois desse texto, principalmente da contextualização, que é o passado que Pimentel tenta esconder. Mas nós sabemos o que ele fez no verão passado.

Chak-abraços

Rafael Ayan
Movimento Instinto Coletivo
www.instintocoletivounb.blogspot.com